Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, morre aos 100 anos de idade

Era o mais longevo dos ex-governadores da nação americana e também detentor de um Prêmio Nobel da Paz

O democrata Jimmy Carter, 100 anos, morreu domingo, dia 29 de dezembro de 2024. De 1977 a 1981 Carter governou os Estados Unidos e nos últimos anos, devido sua idade avançada, vivia recolhido em sua casa, em Plains, na Geórgia, sua cidade natal.

Recebeu o Prêmio Nobel da Paz e durante os anos em que esteve à frente da nação americana teceu duras críticas aos regimes totalitaristas da América do Sul, incluindo na época o Chile e o próprio Brasil, que vivia o último ciclo do militarismo.

Carter venceu as eleições em 1976, derrotando Gerald Ford, e se tornou o 39º presidente americano. É o mais longevo de todos os homens que passaram pela Casa Branca, mas não conseguiu a reeleição em 1980, quando perdeu para o ex-ator Ronald Reagan. 

Se dedicou às causas humanitárias e em 2002 foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento pelo seu esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais. 

Se manteve presente nas principais decisões do seu país e mantinha uma coluna de opinião no jornal The New York Times, onde escreveu sobre a necessidade da união entre os americanos, “que precisam deixar de lado as diferenças e trabalhar juntos antes que seja tarde demais”.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS