É o 36º óbito confirmado da doença na cidade neste ano
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou nesta segunda-feira (9), o 36º óbito por covid-19 em 2023. A vítima é um homem, de 81 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. O homem apresentou os sintomas em 15 de setembro e faleceu no sábado, 7 de outubro.
A prefeitura reforça o alerta para a necessidade da cobertura completa contra a covid-19, principalmente do público mais vulnerável.
São considerados grupo de risco para agravamento da covid-19 os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, e indivíduos fumantes (que fazem uso de tabaco incluindo narguilé), acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos. Existem estudos recém-publicados com dados sobre os grupos de risco ligados a maior mortalidade por Sars-Cov-2, citando as enfermidades hematológicas, incluindo anemia falciforme e talassemia, doença renal crônica em estágio avançado (graus 3,4 e 5), imunodepressão provocada pelo tratamento de condições autoimunes, como o lúpus ou câncer, exceto câncer não melanótico de pele, obesidade ou doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica.
A população pode completar o esquema vacinal em qualquer uma das 54 unidades de saúde do período matutino ou na unidade noturna (Nova Marília) das 17h às 22h.

























