Marília cumpriu todas as demandas e renovou sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro, documento atualizado em março de 2022 pelo Ministério do Turismo. O Mapa é um dos principais instrumentos de orientação para atuação do Sistema Nacional de Turismo, pois retrata o potencial turístico do Brasil e norteia as ações do Ministério para investir na melhoria de infraestrutura dos municípios, campanhas publicitárias de promoção dos destinos, qualificação profissional e outras ações.
Para compor o Mapa, os Estados e Municípios precisam atender requisitos, critérios, compromissos e recomendações estabelecidos pelo Ministério do Turismo, como a obrigatoriedade da cidade possuir um Conselho Municipal de Turismo, atuante e eficiente.
Outro critério importante é participar do Programa de Regionalização que é um dos princípios da Política Nacional de Turismo. Marília, juntamente com Garça, Gália e Vera Cruz compõem a Região Turística Alto Cafezal e tem a responsabilidade de atuar na região com foco na qualidade, roteiros, desenvolvimento e melhorias dos serviços prestados. Esse programa trabalha sob a perspectiva de que o trabalho regionalizado permite ganhos, não só para o município que recebe o turista, mas para toda a região.
As cidades da região têm se reunido e planejado as ações para o fortalecimento do turismo regional, sempre contando com a participação da comunidade e iniciativa privada. Para o prefeito Daniel Alonso, o turismo é um grande vetor de desenvolvimento, gerador de renda e emprego. “A região administrativa de Marília conta com quase um milhão de pessoas, que são turistas em potencial e buscam as cidades próximas para compras, lazer, saúde, entretenimento”, contextualizou o chefe do Poder Executivo.
Marília é classificada como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo governo do Estado de São Paulo.