Notabilizado no Brasil pelas séries ‘Shogun’ e ‘Pássaros Feridos’, nos anos 80. Chamberlain faleceu de complicações de um acidente vascular cerebral
Nascido a 31 de março de 1934 em Beverly Hills, na Califórnia, Richard Chamberlain tornou-se conhecido pelo seu papel como o jovem médico James Kildare na série ‘Dr. Kildare’, que estreou em 1961 e esteve no ar até 1966, que o catapultou para a fama.
Seu desempenho em cena lhe rendeu o apelido de ‘o rei das minisséries’ de televisão, tendo desempenhado, com grande sucesso, papéis como o de John Blackthorne, um prisioneiro ocidental no Japão, em ‘Shogun’, série de 1980 baseada no romance de James Clavell’s, e do padre católico Ralph tentado pelo amor em ‘Pássaros Feridos’, uma produção da ABC, protagonizada também por Rachel Ward e Barbara Stanwyck, que atraiu 100 milhões de espectadores e recebeu 16 nomeações para os Emmy.
No Brasil, ‘Pássaros Feridos’ foi exibida também nos anos de 1980 no SBT e se tornou o principal trunfo nas mãos de Silvio Santos (1930-2024) para enfrentar a audiência na Globo, até então líder absoluta com suas telenovelas.
Sua morte foi lamentada pelo seu ex-esposo, companheiro de longa data, Martins Rabbett. Rabbett, que trabalhou com o ex-marido no filme ‘Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido, emitiu uma declaração falando da ‘alma incrível e amorosa’ de Chamberlain e dizendo: “O nosso amado Richard está com os anjos agora”.
O ator americano Richard Chamberlain faleceu no sábado, dia 29, aos 90 anos, em razão de complicações de um acidente vascular cerebral. O astro estava em Waimalo, no Havaí, onde vivia ultimamente.

























