Morre o pró-reitor da Unimar, professor José Roberto aos 82 anos

Educador chegou a exercer cargo de secretário municipal no 1º governo municipal do atual prefeito Vinicius Camarinha, em 2013

Marília perdeu neste sábado, dia 8 de fevereiro, outra grande importante personalidade da vida acadêmica, o pró-reitor José Roberto Marques de Castro, da Universidade de Marília, a Unimar. O educador José Roberto tinha 82 anos e sua morte ocorreu um dia após o falecimento do professor universitário e uma das grandes referências da vida pública mariliense, Mário Coraini Júnior – que foi vereador 5 vezes na cidade.

O pró-reitor de Graduação da Unimar será velado no Velório Municipal de Marília a partir das 15 horas e seu sepultamento está marcado para acontecer às 17 horas de hoje no Cemitério da Saudade. Sua perda foi lamentada pela Unimar e também por autoridades do Município. O ex-prefeito Daniel Alonso lamentou a morte do pró-reitor. Quem também se manifestou foi o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Danilo da Saúde.

‘O presidente da Câmara Municipal de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, com profundo pesar, lamenta a morte do professor José Roberto Marques de Castro, pró-reitor de graduação da Universidade de Marília. Referência na educação, o professor foi responsável pela formação de milhares de cidadãos e deixa um legado importantíssimo não só para a cidade, mas a todo país. “Exemplo de dedicação ao ensino, será sempre lembrado como um grande defensor da educação como um instrumento de transformação. Aos familiares, amigos, ex-alunos e a toda a comunidade acadêmica, meus mais sinceros sentimentos”’, informou o parlamentar por intermédio de sua assessoria de imprensa.

“Com profundo pesar, a Universidade de Marília comunica o falecimento do Prof. José Roberto Marques de Castro, Pró-Reitor de Graduação, que dedicou quase três décadas de sua vida à formação acadêmica e ao desenvolvimento institucional da Unimar. Ao longo de sua trajetória, liderou com excelência os processos acadêmicos, contribuindo significativamente para a consolidação da Unimar como referência no ensino superior. Sob sua gestão, a graduação da Universidade se manteve como referência nacional, recebendo, em diversas avaliações, nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), refletindo seu compromisso com a qualidade e a inovação. Além disso, foi um dos responsáveis ​​pela implantação da Educação a Distância na Universidade e criação de cursos inéditos e inovadores. Seu legado de dedicação, ética e paixão pela educação permanecerá vivo em todos que tiveram a particularidade de conhecê-lo e aprender com ele. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, desejando força e conforto a todos. Que sua memória continue nos inspirando”, escreveu a Universidade de Marília.

O pró-reitor chegou a exercer o cargo de secretário municipal na primeira gestão do prefeito Vinicius Camarinha, em 2013.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS