Município de Garça continua no Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Continua depois da publicidade

Garça, a 35 quilômetros de Marília, cumpriu todos os pré-requisitos, objetivos e determinações do Mistério do Turismo e obteve a renovação de sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 em documento emitido pela pasta. Segundo informou a diretora de Turismo, Márcia Praxedes, esse é um passo importante para Garça. “O certificado é muito importante, porque como é um município reconhecido como de ‘Interesse Turístico’ temos um compromisso de manter em ordem todas as obrigações, para que esse reconhecimento de fato aconteça na prática, não só a nível de documentos”.

Para que serve o Mapa?

A função do Mapa é servir como um instrumento de orientação que retrate o potencial turístico de cada região do Brasil e nortear as ações do Ministério do Turismo. Entre as ações, estão determinação de quais municípios devem receber investimentos e melhoria em infraestrutura, campanhas publicitárias que os promovam como destinos turísticos, cursos de qualificação de profissionais, entre outros projetos que venham a agregar na fomentação do turismo destas regiões.

Entre as várias determinações e critérios que os municípios precisam atender para compor este Mapa, está a obrigatoriedade da cidade possuir um Conselho Municipal de Turismo, atuante e eficiente. Outro critério importante é participar do Programa de Regionalização, que é um dos princípios da Política Nacional de Turismo. Garça, juntamente as cidades do entorno, Marília, Gália e Vera Cruz compõem a Região Turística Alto Cafezal e tem a responsabilidade de atuar na região com foco na qualidade, roteiros, desenvolvimento e melhorias dos serviços prestados. Esse programa trabalha sob a perspectiva de que o trabalho regionalizado permite ganhos, não só para o município que recebe o turista, mas para toda a região. “A ideia é trazer os outros 14 municípios da região para fazer parte desse Mapa também”, explica a diretora.

Próximos passos

Porém, o trabalho não acaba aqui, está apenas começando. “Nós temos um grupo que se reúne mensalmente. Alguns dos demais municípios não tem uma pasta específica do Turismo, mas estamos auxiliando nessas reuniões sobre como é necessário proceder. Pois, hoje, Garça e Marília são, em conjunto, interlocutores regionais e temos o compromisso de multiplicar essas informações para os outros municípios. Afinal, quanto mais municípios estiverem no Mapa, melhor será para todos nós, já que quem já visitou um dos município vai querer conhecer os outros também, e indicará para outras pessoas. Dessa forma, estaremos fomentando a nossa economia, e haverá um desenvolvimento econômico conjunto”.

Compartilhe esse conteúdo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA
mAIS