Atividades de psicoeducação também vão acontecer em diversos setores do hospital
O Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza palestras e outras atividades de valorização à vida no Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio.
“As pessoas devem ficar atentas às mudanças de comportamento de familiares e amigos e procurarem ajuda profissional. O objetivo da campanha é conscientizar os colaboradores sobre a importância em se ter uma boa saúde mental e ao mesmo tempo mostrar a eles como buscar ajuda em caso de necessidade. Vale ressaltar que este trabalho precisa ser realizado o ano todo e não somente em setembro. O mais importante é priorizar o fortalecimento psicoterapêutico e o autocuidado para evitar pensamentos destrutivos e o suicídio”, explicou o coordenador do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília, Marcos Aurélio Alves Filho.
No dia 8 de setembro (quinta-feira), às 10h, a psicóloga Thassiane Neves vai destacar: “Autossabotagem: como identificar e superar”. A psiquiatra Juliane Cavazzana, enfatiza “Sofrimento mental e suicídio”, no dia 12 de setembro, às 11h. E o psicólogo Bruno Roça Pereira vai abordar o tema: “Como desenvolver a resiliência em tempos difíceis”, no dia 19 de setembro, às 9h. Ambas as atividades acontecem no salão de reuniões da Santa Casa de Marília.
Outra atividade dentro do Setembro Amarelo na Santa Casa de Marília será a promoção de ações de psicoeducação nos setores do hospital falando sobre a prevenção ao suicídio com os profissionais do Núcleo de Psicologia Hospitalar.
Além do coordenador Marcos Aurélio Alves Filho, o Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília conta com os seguintes profissionais: Thassiane Neves, Tayane Galina Vieira Zillo, Danielle de Souza Zeferino, Bruno Roça Pereira, Caroline Neves e Stacy Takano.
Os colaboradores da Santa Casa de Marília que precisam de atendimento psicológico podem procurar o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e agendar as sessões de terapia. Em casos emergenciais, os psicólogos fazem o acolhimento e encaminhamento destes funcionários que necessitam de ajuda no que diz respeito à saúde mental. Vale ressaltar que os atendimentos acontecem com total sigilo e ética profissional.
Alguns canais importantes na cidade que também podem ser procurados para a obtenção de ajuda são: CVV (Centro de Valorização da Vida) – através do telefone 188, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com Viver (transtornos mentais) – telefone 3451-4028, Caps AD (Álcool e Drogas) – telefone 3433-8606 e Caps I (Infanto-juvenil) – telefone 3451-1660.