Cláudia Aparecida Gonçalves aguardava o horário para entrar no trabalho quando notou algo diferente no céu
Faltavam 10 minutos para as seis da manhã desta quinta-feira, dia 26 de setembro de 2024, quando uma moradora de Marília notou algo bem prata no céu. Cláudia Aparecida Gonçalves olhou de novo e, então, resolveu fotografar. Com o celular, fez alguns cliques e depois conferiu. “Na foto, a cor não ficou parecida, porque acho que ficou mais para o dourado”, relatou.
O que Cláudia registrou nos céus de Marília foi a passagem do ‘Cometa do Século’, fenômeno que está sendo possível ver a olho nu em todo o território brasileiro. Batizado de C/2023 A3, o cometa pode ser visto de melhor ângulo com o auxílio de binóculos, mas as pessoas precisam acordar cedo. Ou seja, antes do nascer do sol e olhar na direção Leste.
O C/2023 A3 também é um cometa conhecido pelo nome de Tsuchinshan e recebeu o apelido de ‘Cometa do Século’. Até 7 de outubro, o cometa está se aproximando do Sol e da Terra, o que faz com que ele apareça nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do nascer do sol. Entre 7 e 11 de outubro, ele vai ficar muito perto do Sol no céu, o que dificulta sua visualização. E após 12 de outubro, o cometa começa a se afastar novamente, e a posição no céu muda.