Blogueiros de guerra relatam que soldados russos se infiltraram em gasoduto para atacar forças ucranianas na região
A presença da Ucrânia na região russa de Kursk se deteriorou drasticamente, com o avanço russo ameaçando o único ponto de negociação territorial de Kiev em um momento crucial da guerra.
Blogueiros de guerra de ambos os lados dizem que a Ucrânia está em desvantagem, enquanto o exército ucraniano diz que as forças russas usaram um gasoduto para lançar um ataque surpresa na área.
O Ministério da Defesa da Rússia disse neste domingo que suas forças capturaram quatro assentamentos em alguns dias.
A Ucrânia lançou uma incursão surpresa em Kursk em agosto, capturando rapidamente o território no que foi a primeira invasão terrestre na Rússia por uma potência estrangeira desde a Segunda Guerra Mundial.
Além de capturar terras que poderiam ser trocadas por território ocupado pela Rússia, a campanha visava desviar os recursos de Moscou das linhas de frente no leste.
Mas, desde então, a Ucrânia tem lutado para manter o território em Kursk e enfrenta um quadro diplomático fundamentalmente transformado, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentando a pressão sobre Kiev para concordar com a paz, interrompendo a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência dos EUA.
“A tampa do caldeirão está praticamente fechada”, disse Dmitry Medvedev, ex-presidente russo que agora é vice-presidente do Conselho de Segurança do país, neste domingo sobre os avanços russos em Kursk. “A ofensiva continua. Continuem!”
Blogueiros militares ucranianos e russos alertam que o domínio de Kiev na região está mais tênue do que nunca, com tropas russas apoiadas por forças norte-coreanas lançando ataques incessantes.
A CNN não consegue verificar de forma independente os relatos do campo de batalha, mas os blogueiros forneceram um relato preciso dos combates.
[fonte CNN Brasil]