Evento tem por objetivo comemorar o Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 20 de junho
No próximo dia 2 de julho acontecerá o 1º Café das Nações, com a proposta de integração entre imigrantes em um café da manhã com pratos brasileiros e pratos típicos oferecidos pelos imigrantes e refugiados de outrora, dentre eles, Italianos, Espanhóis, Japoneses, Sírios, Libaneses e Portugueses que escolheram Marília para residir e cuidar de suas famílias, assim como hoje estão chegando Venezuelanos, Peruanos, Haitianos e Chineses, entre outras nacionalidades.
O Café das Nações tem como objetivo comemorar o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) e, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através do Núcleo de Apoio Humanitário, e o Conselho da Igualdade Racial querem acolher esses novos moradores, que vêm muitas vezes de uma realidade difícil e precisam se adaptar a uma cultura totalmente diferente, linguagem, clima e culinária.
“Espero que este seja o primeiro de muitos Cafés das Nações. Enquanto houver necessidade de acolhermos os imigrantes e refugiados em nossa cidade, estaremos empenhados”, disse a presidente do Conselho da Igualdade Racial, Marilis Machado.
“A Prefeitura de Marília buscará, sempre de forma humanizada, os meios para acolher e garantir uma melhor adaptação a essas pessoas que, por várias razões, tiveram que deixar sua pátria para estabelecer residência em nossa cidade. Este evento é um gesto humanitário de solidariedade e empatia”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.
“A Secretaria de Direitos Humanos se sente honrada e engajada para a realização deste café e convida aos imigrantes de Marília para partilhar deste momento de confraternização e integração”, disse o secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.
O evento será realizado na FAIP, a partir das 9h. Para participar, os imigrantes interessados deverão se inscrever de 8 a 17 de junho, através do link: https://forms.gle/uUbnPn47JbF12QcX9 (Google Forms)
Atualmente o município de Marília tem recentemente mais de 100 famílias de imigrantes e/ou refugiados vindos da Síria, Líbano, Venezuela, Colômbia, Haiti e República Dominicana. Quem quiser colaborar com doações de mantimentos para a realização do café pode entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos/Conselho da Igualdade Racial, através do telefone (14) 3402-4411.