Superintendente da Santa Casa de Marília ressalta o tema ‘O diagnóstico é um esforço da equipe’

Atividades estão sendo realizadas em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

Em sua palestra de abertura da programação do Dia Mundial de Segurança do Paciente, lembrado neste 17 de setembro, o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, ressaltou o tema “O diagnóstico é um esforço da equipe”, no salão de reuniões da instituição.

“É preciso analisar a entrada, os processos assistenciais e a saída do paciente do hospital. É importante a realização de procedimentos padronizados, seguindo as diretrizes clínicas, a colocação em prática das barreiras e monitoramentos, a existência de estrutura física adequada, uma boa formação com todo o conhecimento adquirido dos profissionais, além de uma cultura organizacional”, salientou Mielo.

“No diagnóstico do cuidado é fundamental levar em consideração os sintomas (queixas do paciente), o sinal (alarme), a investigação (avaliação do processo), os métodos diagnósticos (testagem e auditorias internas) e o diagnóstico feito (indicadores e divulgação dos resultados)”, destacou Mielo.

O ambiente, os equipamentos, as condições gerais do pacientes, o reconhecimento de risco, os processos de trabalho e o papel da equipe de profissionais devem ser avaliados neste trabalho para garantir a segurança do paciente.

Antes da palestra de Márcio Mielo, o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou a importância do acolhimento e do carinho dos profissionais da unidade hospitalar filantrópica mariliense. “Temos que nos preocupar em melhorar cada vez mais o nosso atendimento. Quero agradecer a cada um de vocês por tudo o que têm feito para atender os nossos pacientes. Estamos aqui para salvar vidas e cumprimos com este propósito”.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS