Trecho da rodovia Bauru-Marília recebe asfalto especial para rodagem de veículos pesados

Pavimento foi aplicado em trecho estratégico para o transporte rodoviário de cargas

Eixo rodoviário fundamental para o escoamento da economia no centro-oeste paulista, a SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, recebeu pavimento especial em um dos segmentos mais dinâmicos para o transporte rodoviário. Em Marília, onde é expressiva a produção industrial e a circulação de veículos pesados, a tecnologia foi aplicada na extensão de um quilômetro.

O serviço, já concluído, consiste na aplicação do asfalto de alto módulo. Sua composição suporta a alta densidade ocasionada pela circulação constante de caminhões carregados. O cimento asfáltico, mais duro, evita a deformação, principalmente na combinação de alta temperatura e carga excessiva.

Esta modalidade de pavimento, que está no km 450, onde a SP 294 forma um triângulo, na ligação com duas intersecções da SP 333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros e Rachid Rayes), foi estabelecida a partir de estudos de comportamento de tráfego e análises do setor de engenharia da Eixo SP.

“Todo este planejamento consiste em um trabalho de inteligência entre os setores de Operações e Engenharia. Os dados se convergem – na relação entre o perfil logístico de cada trecho rodoviário e o monitoramento diário das condições da malha rodoviária, para que iniciativas como esta sejam adotadas”, afirma José Geraldo de Andrade, superintendente de Obras da Eixo SP.

Asfalto ecológico

Outra tecnologia na pavimentação recém-adotada pela Eixo SP é o pavimento ecológico. Inédito no Brasil, o asfalto é produzido a partir do plástico reciclado.

Inicialmente utilizado em procedimento experimental em Rio Claro, o asfalto de plástico utilizou, para um quilômetro de pista pavimentada, 200 mil embalagens plásticas. Para o resultado esperado, a Eixo SP estudou vários tipos de plástico encontrados nas Cooperativas parceiras. Foi mais de um ano de estudos e de testes de laboratórios, até encontrar a solução com embalagens plásticas de alimentos.

O Asfalto com Plástico na Eixo SP será submetido a novos testes de laboratório e em pista nos próximos dias. Os parâmetros encontrados nos testes indicarão sua qualidade em relação ao pavimento executado com o asfalto comum. Ampliar o uso da tecnologia nas outras três frentes regionais de trabalho – hoje as equipes de manutenção são divididas em Itirapina, São Pedro, Marília e Martinópolis – vai estimular o uso do material reciclável de outras cooperativas especializadas na coleta seletiva dos municípios, contribuindo com a geração de trabalho e renda por meio da logística reversa.

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