“O associativismo é importante para estarmos unidos, para um conselho melhor”, declarou a engenheira civil e 1ª mulher a presidir o maior conselho de classe da América Latina

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, recepcionou nesta terça-feira, dia 14 de outubro de 2025, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea São Paulo), Lígia Mackey, e estudantes universitários de vários cursos de Engenharia de universidades de Marília para a imersão Crea Day. A diretoria da AEA Marília organizou uma recepção aos participantes. O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rodrigo Más, representou o prefeito de Marília e ex-deputado Vinicius Camarinha.
“Trago um abraço do prefeito Vinicius Camarinha nesta manhã de intensa atividade e agradeço ao convite do Crea São Paulo e da AEA Marília para estarmos aqui, prestigiando o Crea Day. Os engenheiros são fundamentais para superar os desafios de uma cidade, auxiliando diretamente para que possamos construir municípios resilientes”, declarou o secretário Mas ao discursar na abertura do Crea Day.

O presidente da AEA Marília, Vitor Violante, contextualizou o evento. “O Crea Day é uma reunião onde congregamos os acadêmicos de último ano e os profissionais. A imersão permite que os estudantes universitários possam conhecer como funciona o Crea SP, inclusive participando de uma fiscalização na prática”, afirmou.
A programação incluiu palestras proferidas pelo chefe da inspetoria do Crea São Paulo em Marília, engenheiro Regis Santos, e da engenheira especialista em tecnologia do concreto, Gabi Ribeiro, que abordaram as profissões abrangidas pelo Crea e o futuro profissional. “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, orientou Gabi Ribeiro aos estudantes.

A presidente Lígia Mackey em Marília
Lígia Mackey, primeira mulher a presidir o Crea-SP em seus 90 anos de história, liderou a imersão. A engenheira civil de Rio Claro, que antes de ser presidente foi conselheira e diretora da entidade, destacou a importância da atividade. Eleita com quase 70% dos votos em 2023, ela expressou ser uma honra estar à frente do Crea-SP, o maior conselho de classe da América Latina, que concentra 380 mil profissionais e mais de 100 mil empresas.
A presidente explicou que o Crea Day é um dia para os estudantes universitários realmente vivenciarem o conselho, e a atividade é sempre feita em parceria com uma associação de classe. “Hoje estamos aqui em Marília, na AEA. O associativismo é importante para estarmos unidos para um conselho melhor”, disse Mackey, reforçando que a iniciativa visa despertar nos estudantes a relevância de participarem de uma associação de profissionais, como a AEA Marília. Durante a visita, a presidente conheceu a construção do coworking da AEA Marília, que conta com apoio do Crea-SP e faz parte da política de suporte aos profissionais, que poderão utilizar o espaço gratuitamente. A AEA Marília, sediada na rua Mecenas Pinto Bueno, nº 1207, no bairro Maria Izabel, promoveu a programação das 9h30 às 16 horas.

Fala, galera!
Os estudantes de Engenharia de Produção da Univen manifestaram satisfação com a experiência. Rebeca Castiglione Silva, aluna da Univen, afirmou que a imersão foi muito positiva. “Estou achando uma experiência muito boa. Acredito que realmente vai contribuir muito para a minha formação no futuro. É um momento muito legal que a gente tem para conhecimento e para fazer o networking ali com o pessoal. Não tinha dimensão do que era o Crea antes, então foi bem esclarecedor”, disse.
Grace Kelly, também de Engenharia de Produção da Univen, ressaltou o aprendizado. “Foi muito bacana. Ela [a presidente Lígia Mackey] mostrou para a gente o trabalho do Crea dentro da área da Engenharia, tivemos um bate-papo, falou bastante coisa, deu bastante visão. Deu para direcionar o ramo que você quer atuar assim que se formar”, comentou.
Bárbara Almeida, aluna do quarto ano do mesmo curso, reforçou que o evento é importante para o entendimento da profissão. “Foi um evento diferente que a gente não teve essa participação antes. Foi interessante para a gente justamente entender a atuação do Crea no mercado e lugares que a gente pode conseguir trabalhar ou não”, pontuou.
Michelle Scheder Maranho, também da Univen, comentou sobre o contato direto com a presidente. “Na verdade, é bem esclarecedor, porque muitas vezes a gente sabe que precisa ter o Crea para estar exercendo a nossa função, mas não sabe como ele atua, como funciona, o que faz, quais os benefícios. A conversa com ela foi muito legal, porque ela é uma pessoa muito acessível”, relatou Michelle.
A estudante também destacou que a imersão trouxe informações sobre o programa de estágio do Crea, que será realizado no próximo ano e não terá custo para os participantes. Após as palestras, os estudantes seguiram para uma visita técnica à indústria Marilan, uma das maiores do Brasil, para conhecer de perto os processos e o pensamento de uma multinacional, segundo as universitárias.
(Crédito das fotos: Ramon Barbosa Franco, MTB 32.103)
