Urgente: presidente Joe Biden desiste de tentar reeleição nos EUA

President Joe Biden poses for his official portrait Wednesday, March 3, 2021, in the Library of the White House. (Official White House Photo by Adam Schultz)

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie a essa intenção e me concentre exclusivamente em cumprir minhas responsabilidades como presidente pelo restante do meu mandato”, diz o texto compartilhado pelo democrata”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), 81 anos, confirmou neste domingo, 21 de julho de 2024, sua decisão de abandonar a corrida para a reeleição nas eleições presidenciais de novembro. Com a retirada de Biden, sua vice-presidente, Kamala Harris, 59 anos, se posiciona como a principal candidata do Partido Democrata para enfrentar o ex-presidente Donald Trump (Republicano), 78 anos. Binden publicou uma carta de desistência da candidatura em seu perfil oficial no X (ex-Twitter). No texto, ele afirma que toma a decisão por ser o “melhor interesse” do partido Democrata. 

Pouco depois de anunciar a desistência, Biden fez outra publicação com apoio aberto à candidatura de Kamala Harris pelo partido. Também pede união dos democratas na tentativa de derrotar Trump nas eleições. “Hoje, quero oferecer meu total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas — é hora de nos unirmos e derrotarmos Trump. Vamos fazer isso”.

A desistência do presidente já era esperada por muitos analistas e integrantes do Partido Democrata. Desde o fraco desempenho no 1º debate presidencial contra Trump, em 27 de junho, Biden vinha enfrentando crescente pressão de aliados, dentro e fora da legenda, para que desistisse de tentar um 2º mandato na Casa Branca. Desde 30 de junho, ao menos 43 políticos democratas pediram que Biden abandonasse a corrida eleitoral pela Casa Branca. O levantamento é do jornal norte-americano New York Times.  Biden afirmou que o debate foi apenas “uma noite ruim”. Não convenceu. Viu seu apoio na corrida .

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS