O vice-presidente da República general Hamilton Mourão (PRTB) foi recebido pelo CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, e a diretoria da empresa na sexta-feira, 4 de fevereiro, na fábrica em São Leopoldo (RS), cuja planta é uma das maiores e mais modernas do mundo.
O general Mourão, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro (PL), acredita na realidade que as estatísticas vêm revelando: quanto maior o número de cidadãos de bem, devidamente capacitados, armados, menor a criminalidade. Se pegarmos o gráfico de posse de armas legais no Brasil, em franca ascendência, é inversamente proporcional ao de homicídios que caiu 20% de 2020 para 2021.
Na comitiva estavam presentes o general de divisão Álvaro Gonçalves Wanderley, chefe de gabinete-adjunto da vice-presidência da República, general de brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota, chefe da assessoria Comunicação Social da vice-presidência da República, coronel Guilherme Maciel Amorim, assessor especial da vice-presidência da República, e coronel Moraes José Carvalho Lopes Júnior, assessor de temas institucionais da vice-presidência da República.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da unidade de fabricação da Taurus no Brasil, processos de produção, qualidade e logística, e a fábrica MIM – Metal Injection Molding, assim como os demais investimentos em equipamentos e tecnologias que garantiram processos operacionais eficientes e robustos e que ampliaram a capacidade produtiva da empresa nos últimos anos.
O Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos – CITE, recebeu a visita do vice-presidente Mourão e sua comitiva. No CITE foi possível conhecer os protótipos dos produtos em desenvolvimento, aqueles que serão lançados nos próximos dias e conheceram o rigoroso protocolo de desenvolvimento de novos produtos.
A comitiva também testou alguns desses protótipos desenvolvidos 100% com tecnologia própria, ou seja, sob domínio nacional, uma característica da Taurus por ser uma empresa estratégica de defesa.
Entre os produtos testados, destacam-se o revólver RT460, com aplicações de grafeno, e uma nova versão do fuzil T4 no calibre .300 Blackout, a inovadora pistola G3c versão T.O.R.O. (Taurus Optic Ready Option) que já vem preparada para receber miras ópticas e a pistola GX4 GRAF, primeira arma do mundo que utiliza grafeno na sua composição, a menor da categoria e que marcou a entrada da Taurus no segmento de microcompactas, tendo conquistado o prêmio NASGW-POMA Caliber, uma das premiações mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos, como “Melhor Nova Arma de 2021” e “Melhor Novo Produto Geral”.
Eduardo Negrão é escritor e jornalista especializado em inteligência militar