https://ultrarad.com.br/

4ª colocada no ranking dos deputados mais bem votados em Marília em 22, Carla Zambelli, que deixou o Brasil, tem prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal

Prisão foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes nesta quarta-feira, dia 4 de junho de 2025

por Ramon Barbosa Franco

Com uma expressiva votação em Marília nas eleições de 2022, a deputada federal Carla Zambelli, que na terça-feira, dia 3 de junho, anunciou que estaria fora do Brasil, teve sua prisão decretada nesta quarta-feira, dia 4 de junho de 2025, pelo Supremo Tribunal Federal, o STF. A decisão partiu do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado determinou o bloqueio dos passaportes – civil e diplomático, por Zambelli estar em exercício de mandato como congressista brasileira – e suspensão do salário mensal de parlamentar federal por São Paulo.

Da mesma forma, estão bloqueadas as verbas de gabinete da deputada. Carla Zambelli, que em 2022 esteve em Marília acompanhando o então pré-candidato a governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas – que viria a ser eleito naquele mesmo ano, sofreu condenação por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ.

Nas eleições de 2022, Carla Zambelli, um dos expoentes da direita contemporânea, concorreu à reeleição para a Câmara dos Deputados e Deputadas, recebendo em Marília a votação significativa de 5.249 votos, correspondendo a 4,3% do eleitorado mariliense. Naquela eleição, apenas um deputado federal que concorreu por Marília e região, o capitão Augusto, conseguiu se eleger. Outros, como o comunicador Juliano da Campestre e o empresário Walter Ihoshi – que receberam na ordem de 11 mil votos cada um em Marília – não obtiveram votação suficiente para conquistar uma das vagas de São Paulo em Brasília.

Carla Zambelli conseguiu se reeleger com os quase 5.300 votos de Marília e, assim como fez o 5º deputado mais bem votado em Marília, Eduardo Bolsonaro – que obteve 3.987 votos na cidade – optou por sair do Brasil. Dos candidatos mais bem votados em Marília, seguem como parlamentar representando a população – além de capitão Augusto – Ricardo Salles (6º no ranking mariliense), Guilherme Boulos (7º mais bem votado), Vinicius Carvalho (9º no ranking) e Maurício Neves (10º). 

Vanderlei Macris, do PSDB, apoiado à época pelo atual prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, ficou com a 8ª maior votação da cidade para um deputado federal, entretanto não se elegeu, mas atualmente estaria trabalhando como consultor político de colegas eleitos e em vias de migrar do PSDB para o PSD, de Gilberto Kassab e Walter Ihoshi.

EUA

A assessoria da deputada federal Carla Zambelli teria informado à TV Globo que a congressista estaria na Flórida, nos Estados Unidos. Conforme a emissora, a parlamentar federal teria fugido do Brasil por terra, entrando na Argentina e, do país vizinho, embarcado para os Estados Unidos. A política teria feito toda esta movimentação entre ontem, terça-feira, dia 3, e hoje, quarta-feira, dia 4 de junho. A deputada, que foi condenada a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ, estaria refugiada em Miami. Há meses um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, optou para ir aos Estados Unidos. Eduardo foi o 5º deputado mais bem votado em Marília e, Zambelli, a 4ª.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS