A chamada pública prevê investimento total de R$ 20 milhões para apoiar até 250 projetos coordenados por docentes das FATECs do Centro Paula Souza
O Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista (CITAP) realizou nesta segunda (22) evento de apresentação do novo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), destinado ao financiamento de projetos de inovação tecnológica nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), que abre novas perspectivas para a comunidade acadêmica da Fatec Pompeia. A iniciativa ocorre em um momento estratégico para a instituição, marcado pelo recente credenciamento do CITAP na rede de incubadoras oficiais da FAPESP, ampliando as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas aplicadas e formação de talentos voltados à inovação.
O evento, que teve a participação de docentes, pesquisadores e alunos da Fatec Pompeia, além de detalhar as características do edital, apresentou a estratégia de apoio do CITAP para os pesquisadores da Fatec Pompeia na elaboração de projetos para o edital.
A chamada pública prevê investimento total de R$ 20 milhões para apoiar até 250 projetos coordenados por docentes das FATECs do Centro Paula Souza. Cada proposta aprovada poderá receber até R$ 50 mil em recursos de custeio, além da concessão de duas Bolsas de Iniciação Tecnológica (IT), permitindo que 500 estudantes de graduação participem diretamente de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A Profa. Dra. Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin destaca que as propostas podem contemplar qualquer área do conhecimento relacionada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação e deverão ser conduzidas por docentes com vínculo empregatício com o Centro Paula Souza, titulação mínima de mestre e experiência comprovada na área do projeto. “As pesquisas e o desenvolvimento tecnológicos serão desenvolvidos em nossos laboratórios e no CITAP, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, demandas do setor produtivo e um ambiente de inovação de referência no país.”, complementa a Profa. Marisa.
O coordenador do CITAP, Denis Sakuma, reforça que na Fatec Pompeia a chamada encontra um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas. “Atualmente muitos projetos de pesquisa e inovação com grandes empresas são realizados no CITAP em parceria com a Fatec Pompeia, devido à instituição estar inserida no ecossistema de inovação e educação da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. A integração entre ensino, pesquisa e interação com o setor produtivo amplia as possibilidades de que docentes e estudantes transformem conhecimento em soluções tecnológicas com potencial de impacto econômico e social.”, explica Denis.
Para o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Dr. Elvis Fusco, a chamada da Fapesp chega em um momento especialmente oportuno. “O recente credenciamento do CITAP na rede de incubadoras da Fapesp consolida um ambiente de inovação cada vez mais robusto na Alta Paulista. A possibilidade de docentes submeterem projetos e envolverem estudantes da Fatec Pompeia em pesquisas aplicadas fortalece nossa missão de formar profissionais capazes de transformar conhecimento em soluções tecnológicas para a sociedade e para o setor produtivo”, afirma Fusco.
As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP até 13 de julho de 2026. Os resultados serão divulgados a partir de 17 de agosto, e o início dos projetos está previsto para 1º de setembro de 2026. A expectativa é que o edital estimule a participação de estudantes da Fatec Pompeia em iniciativas de pesquisa aplicada, ampliando experiências acadêmicas, fortalecendo competências em inovação e contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais voltados ao desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo.




























