Paciente havia viajado para o Litoral paulista e hipótese da doença foi levantada após internação
A Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou nesta quarta-feira, dia 26 de março de 2025, que o caso suspeito de Mpox (varíola dos macacos) em investigação no Município foi descartado. O resultado negativo foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz Central, em São Paulo, para onde a amostra foi enviada para análise. O paciente, residente em Marília, havia retornado recentemente de uma viagem a Santos.
Após apresentar lesões cutâneas, procurou atendimento no Hospital das Clínicas (HC) de Marília. Apesar de o quadro clínico não apresentar características típicas de Mpox, a equipe médica optou por notificar o caso e enviar amostras para análise no Instituto Adolfo Lutz, por precaução.
O resultado do exame foi negativo, conforme informou a Diretoria de Divulgação e Comunicação da Prefeitura Municipal de Marília, afastando a suspeita de Mpox. A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a medida de investigação foi tomada como precaução, seguindo os protocolos de vigilância epidemiológica.
Segundo informou a Prefeitura Municipal de Marília passou a informação que toda a situação já se encontra sob controle. A Mpox é uma doença viral que pode causar lesões na pele, febre, dor de cabeça e outros sintomas. A transmissão ocorre principalmente por contato próximo com pessoas infectadas ou com materiais contaminados.
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília permanece atenta e monitora a situação epidemiológica no Município.