Entrevias lança Programa de Voluntariado com olhar social para as regiões de Ribeirão Preto e Marília

Propósito é incentivar e apoiar iniciativas voluntárias entre os colaboradores

“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos.” A definição é das Nações Unidas, mas norteia o propósito da Entrevias Concessionária de Rodovias, que lançou, nesta quarta-feira (24), às 10h, o Programa de Voluntariado da empresa.

O objetivo é estimular ainda mais a participação dos colaboradores em iniciativas voluntárias dentro e fora da companhia, e estruturar institucionalmente um cronograma de atividades que serão desenvolvidas com ONGs e entidades do terceiro setor nas regiões de Marília e Ribeirão Preto. 

O evento de lançamento foi realizado na sede administrativa, em Sertãozinho, com palestra de abertura da fundadora do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, Mariana Jábali, que abordou o papel transformador do voluntariado na sociedade. Foi Mariana a responsável por trazer para Ribeirão Preto, em 1999, o modelo de Centro de Voluntariado, com a missão de fomentar a cultura de um voluntariado responsável, incentivando a participação dos cidadãos para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A Entrevias realiza, desde a sua fundação – em 2017 –, diferentes ações voluntárias com a adesão de colaboradores, como o Natal Solidário, de entrega de cestas com alimentos e brinquedos, e o Junho Vermelho, de doação de sangue, além das campanhas do agasalho e de doação de lacres.

São iniciativas que se complementam e corroboram o trabalho da empresa, que recentemente implementou um Programa de ESG para ampliar as boas práticas sociais, de meio ambiente e governança.

A intenção do programa de voluntariado é despertar o espírito transformador no colaborador, incentivando, apoiando e oferecendo recursos e contrapartida para ações individuais e coletivas que impactem positivamente a realidade social, abrindo caminhos para que os interessados se tornem agentes sociais engajados. Para isso, irá sugerir opções de projetos com impacto social, mas o colaborador que já atua de forma voluntária também poderá propor outras causas.

Para a presidente da Entrevias, Clara Ferraz, o programa enfatiza a responsabilidade social da concessionária em pensar em ações que priorizam os valores e a visão da empresa, mas acima de tudo seu papel de inspirar e incentivar a transformação social.

“O objetivo desse programa que lançamos é apoiar as ações voluntárias e dar estrutura e estímulo para que cada vez mais colaboradores apoiem iniciativas sociais transformadoras. Além disso, é mais um passo que a companhia dá no sentido de fortalecer as ações de ESG”, completa Clara.  

Para organizar a estruturação do programa, a adesão e divulgação, foi desenvolvido o Manual do Voluntariado, que reúne informações como as regras do programa, termo de adesão e como participar. Também haverá um comitê para acompanhar as ações e o andamento das atividades voluntárias.

 “Cada vez mais as empresas entendem seus papéis de transformação e responsabilidade social no contexto em que estão inseridas. A Entrevias está atenta à realidade das regiões onde atua e, com esse programa, busca criar uma cultura organizacional de participação efetiva e de solidariedade”, afirma a gerente de relações institucionais, Cláudia Figueiredo.

Cronograma de atividades já definidas para apoio voluntário

  • 26/8, das 12h30 às 16h. – Casa da Criança Salense, em Sales Oliveira

– Atividades lúdicas e recreacionais com crianças. Cerca de 150 crianças, com idades de 10 meses a 3 anos.

  • 30/8, das 18h às 20h30 – Anjos da Rua, em Ribeirão Preto

– Auxílio na montagem e distribuição de marmitas a moradores em condições de rua e vulnerabilidade social.

  • 9/9, das 9h às 12h, – ONG Amor de Mãe, em Marília
  • Auxílio com serviços de zeladoria, montagem e decoração de barracas, organização de quiosques para evento, entre outros.  Local atende cerca de 300 crianças e adolescentes com atividades esportivas e culturais.
Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS