O maior repórter de todos os tempos. Assim é conhecido e reconhecido o jornalista e escritor José Hamilton Ribeiro, de 86 anos. Desde novembro do ano passado o experiente repórter não integra mais o time de comunicadores da Globo. Foram mais de quatro décadas de dedicação à emissora, especialmente ao Globo Rural. Antes de trabalhar no telejornalismo, Ribeiro, que foi correspondente de guerra cobrindo a Guerra do Vietnã, trabalhou no jornalismo impresso, escrevendo excelentes reportagens em revistas semanárias e também editando grandes jornais do Interior paulista.
Atualmente José Hamilton Ribeiro vive em uma fazenda na zona rural de Uberaba e neste domingo, dia 20, o Globo Rural exibirá uma grande reportagem mostrando toda a trajetória do jornalista. Recentemente, Hamilton leu o original e fez o posfácio de um romance escrito pelo jornalista e escritor de Marília, Ramon Barbosa Franco, ‘Canavial, os vivos e os mortos’. O livro tem ilustração do artista naif Aloisio Dias da Silva.
Conforme informações do UOL, a reportagem especial do próximo domingo, dia 20, terá a apresentação do jornalista Nelson Araújo, apresentador do Globo Rural. A matéria terá 40 minutos e será praticamente uma edição do Globo Rural dedicada ao experiente repórter.
Além de jornalista, José Hamilton Ribeiro – que é nascido em Santa Rosa do Viterbo, no Interior paulista – é escritor. Sua experiência no Vietnã rendeu ‘O gosto da guerra’. O repórter sofreu uma amputação ao pisar numa mina na ‘Estrada sem alegria’, no front vietnamita. Também escreveu outros livros, como ‘Pantanal, amor baguá’, e um estudo sobre as melhores modas caipiras de todos os tempos. A exibição do especial em homenagem a José Hamilton Ribeiro será na manhã deste domingo, 20, às 8h05 da manhã.