Marília reativa iniciativa pública que incentiva a leitura na reutilização de livros

Marília acaba de reativar uma iniciativa que une cultura e meio ambiente: o projeto Recicloteca. Iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Recicloteca evita a extração de matéria-prima para a produção de novas publicações e coloca à disposição do público livros que seriam descartados.

As opções de leituras são armazenadas em geladeiras desativadas adaptadas com prateleiras, se transformando em bibliotecas móveis. “Além das geladeiras usadas, que servem como estantes, centenas de livros já foram disponibilizados em vários pontos da cidade, permitindo que a população tenha acesso à leitura, possibilitando que estes possam colaborar, doando outros livros para que o projeto continue ativo”, informou o Município.

As ‘geladeiras-bibliotecas’ são alimentadas por doações, como as feitas pela leitora Maria Sueli de Souza Leiva Campos, que já doou dezenas de livros para a Recicloteca. “Um projeto que incentiva leitura e ainda cuida do meio ambiente deve ser amplamente abraçado pela população. É importante que tenhamos a consciência em doar livros e geladeiras usadas para esta ação, principalmente porque este projeto está sendo implantado em prédios públicos, visitados por toda população, tornando acessível a participação de todos, independente de quaisquer dificuldades”, observou.

Quem desejar retirar um livro para ler em casa, pode levar. E quem desejar doar, basta deixá-los nestes locais, tornando prática e dinâmica a participação popular. O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, agradeceu a colaboração da população e impulsiona a participação de todos neste projeto.

“Em tempos de redes sociais, reduzimos o hábito pela leitura e infelizmente perdemos bons momentos de lazer, que nos levam a mundos mágicos, criativos e de conhecimentos históricos. Assim, o Recicloteca propõe aos cidadãos a participação nos cuidados ambientais somados ao incentivo da leitura, tirando-nos momentaneamente da frieza das mídias sociais e televisão”, disse.

Doações

O Recicloteca é coordenado pela Divisão do Meio Ambiente e pelo Programa Município Verde Azul Marília, responsáveis pelo recebimento de doações. Informações sobre doações podem ser obtidas pelo fone (14) 3408-6700. Entregas voluntárias de livros podem ser feitas em pontos já contemplados com unidades em funcionamento, como o Ganha Tempo, UBS (unidade básica de saúde) São Miguel, Bosque Municipal e a Rodoviária.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS