https://ultrarad.com.br/

Mostra Cultural Paraguaçu 100 anos – Nhô Pai: Um Beijinho de Poeta chega à zona rural da estância turística da região

Evento aconteceu no último sábado, dia 31 de maio, no distrito de Roseta

por Ramon Barbosa Franco

A classe artística de Paraguaçu Paulista realizou mais um momento em homenagem ao centenário da estância turística, celebrado em 12 de março, e ao poeta João Alves dos Santos (1912-1988), o Nhô Pai. Cantor e compositor caipira, Nhô Pai é o autor do clássico sertanejo ‘Beijinho doce’, imortalizado pelas cantoras As Galvão. Assim como As Galvão, Nhô Pai é de Paraguaçu Paulista e personalidade artística homenageada no centenário da estância turística a 80 quilômetros de Marília.

A mostra cultural que presta dupla homenagem – ao centenário de Paraguaçu Paulista e ao compositor Nhô Pai – é uma realização da economia criativa organizada e realizada pela Associação Paraguaçuense de Escritores e Poetas, a APEP, em parceria com o grupo Music’Art. 

A iniciativa conta com financiamento da Lei Complementar nº 195/2022 — Lei Paulo Gustavo — e tem como proposta levar cultura aos bairros, celebrando o centenário de Paraguaçu Paulista. De acordo com as informações do portal de notícias culturais On Literário, www.onliterario.com.br, a programação do último sábado começou em Roseta – um dos distritos rurais de Paraguaçu Paulista, a exemplo do histórico patrimônio de Conceição do Monte Alegre – às 16 horas com a realização de uma oficina. A oficina de teatro teve como monitoras as atrizes Amanda Pessoa e Thaís Favato. 

A programação no período da noite começou às 19 horas, tendo a participação do professor Reginaldo Galhardo, ex-secretário municipal de Cultura de Paraguaçu Paulista. A poeta Josi Murbak realizou intervenções poéticas e, em seguida, houve a apresentação da peça ‘A Cabeça de Nina’, interpretada por Amanda Pessoa e Thaís Favato. Para concluir a programação artística, o duo Tiago Abreu, ao violão, e Sarah Barros interpretou uma série de músicas. O show emocionou o público.

“O evento também abriu espaço para o fortalecimento da economia local, oferecendo uma praça de alimentação com diversas opções para os visitantes. É importante destacar o carinho, a participação e o empenho da comunidade de Roseta, que acolheu o evento de forma calorosa”, informou a organização do evento, através do On Literário. 

“Agradecemos às autoridades presentes, ao mestre de cerimônias Rafael Ferreira pela condução dos trabalhos, aos nossos parceiros, à Secretaria Municipal de Cultura de Paraguaçu Paulista e à Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, que tornaram possível a realização deste momento tão especial para a cultura local”, afirmou a comissão organizadora da mostra. 

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS