Alunos da Fipp podem garantir participação no projeto da IBM que selecionará 56 participantes; veículo oferecerá capacitação tecnológica
O período de inscrições para o HackaTruck MakerSpace – projeto de capacitação tecnológica voltado ao desenvolvimento de protótipos de aplicativos por meio da linguagem de programação Swift – termina no dia 15 de junho (domingo)! Essa é a última semana para os alunos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste concluírem as atividades necessárias, antes do anúncio dos 56 selecionados.
Até o último balanço divulgado pela organização, 373 estudantes já garantiram a participação na primeira etapa. Segundo o coordenador da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), Emerson Silas Doria, deste total, 230 alunos já acessaram a “rota de aprendizagem”, e 48 já concluíram todas as provas com aprovação.
“Segundo a IBM [empresa que patrocina o projeto], é possível concluir todas as atividades de dois a três dias. Então ainda dá tempo”, explica.

O HackaTruck MakerSpace é um caminhão itinerante onde os alunos receberão treinamentos, terão contato com tecnologias de última geração e na última semana, vão enfrentar o hackathon [evento que reúne programadores e outros profissionais para desenvolver soluções tecnológicas].
O veículo possui um laboratório móvel constituído como um makerspace, espaço onde é possível criar e desenvolver protótipos relacionados aos temas estudados – no caso, a linguagem Swift, usada para programação e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Apple.
O Hackatruck é um projeto da multinacional americana de tecnologia IBM, em parceria com a Apple e o Instituto Eldorado. É a primeira vez desde sua criação, em 2015, que ele será desenvolvido no interior do Estado de São Paulo.
Os selecionados começarão o trabalho no caminhão no dia 30 de junho. A ação vai até 1º de agosto, em dois turnos. No site do programa da IBM, há uma área específica com detalhes para os alunos da Unoeste se inscreverem.