https://ultrarad.com.br/

Câmara de Marília aprova atualização da Planta Genérica e novos valores vão corrigir o IPTU de 2026

Pagamentos poderão ser feitos em 12 parcelas e para mais de 23 mil imóveis o reajuste chegará a 19%

Os vereadores Danilo da Saúde, Dr Elio Ajeka, Fabiana Camarinha, Professor Galdino, João do Bar, Marcos Custódio, Mauro Cruz, Delegada Rossana, Professora Daniela, Thiaguinho e Vânia Ramos aprovaram na noite de segunda-feira, dia 22 de setembro, o reajuste da Planta Genérica do Município de Marília. A correção do documento que determina os valores cobrados no IPTU, o imposto predial e territorial urbano, não ocorria desde de dezembro de 2012. A medida incidirá em aumentos de até 19%. 

Votaram contra o reajuste os vereadores Feffin, Guilherme Burcão, Dr Nardi, Batata Corredato e Delegado Damasceno. Já o vereador e líder da zona Sul, Chico do Açougue, sofreu uma crise de hipertensão e precisou ser internado. Ele não participou da votação e segue internado em um hospital da cidade de Marília.

Após a votação, o prefeito Vinicius Camarinha, que recentemente voltou do Japão onde esteve em missão oficial, gravou um vídeo agradecendo aos vereadores que votaram a favor dos novos valores do IPTU. Em sua fala, Vinicius reiterou o compromisso do seu governo com a justiça social e que a medida foi necessária para a melhora dos serviços públicos. “Muito obrigado à Câmara Municipal, obrigado aos vereadores, o nosso governo tem o compromisso com você, cidadão, de cuidar da nossa cidade”, garantiu o chefe do Poder Executivo.

Mais de 8 mil imóveis terão em 2026 redução no valor do IPTU, enquanto a maior parcela dos imóveis sofrerá um reajuste que irá variar de 10% a 19%. Mais de 11 mil imóveis terão o mesmo valor de 2025, sem quaisquer alterações. Além disso, mais de mil imóveis estarão sendo tributados pela primeira vez em 2026. Ou seja, eram residências ou construções ‘invisíveis’.

Exonerações

Na edição desta terça-feira, dia 23 de setembro de 2025, o Diário Oficial do Município de Marília trouxe 6 exonerações de cargos em comissão. Perderam seus empregos no Poder Municipal as seguintes pessoas: Tatiana Faquini Alves [assessora governamental na Secretaria Municipal de Educação], Cristiano Alves [assessor governamental na Secretaria Municipal de Esportes], Luan Rodrigues Camargo [assessor governamental na Secretaria Municipal de Infraestrutura], Rodrigo Aguiar [assessor governamental na Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico], Luizete Maria Pereira [assessora governamental na Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico] e Rafael Cordeiro da Silva [assessor governamental na Secretaria de Meio Ambiente]. 

Ao menos 3 dos exonerados pela administração municipal, em suas redes sociais, manifestavam constantemente apoio aos mandatos dos vereadores Batata Corredato e Guilherme Burcão. Coincidentemente, os dois vereadores votaram ontem contra a atualização da planta genérica. Os novos valores do IPTU serão cobrados a partir de janeiro de 2026.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS