Escritora Pollyana Gama visita Marília e doa obras infantis ao acervo da Biblioteca Municipal

Autora e ex-deputada federal destacou a importância do fortalecimento de vínculos por meio da leitura durante agenda na cidade

A escritora e ex-deputada federal Pollyana Gama esteve em Marília na última sexta-feira (16), acompanhando o esposo, Davi Zaia, presidente da Federação dos Bancários (Feeb SP/MS), em compromissos sindicais. Durante a visita, o casal conheceu a Biblioteca Municipal, situada no cruzamento das ruas São Luiz e São Carlos, onde Pollyana realizou a doação de livros de sua autoria. Dedicada à literatura para os pequenos, a autora reforçou sua visão sobre o alcance das narrativas: “Costumo dizer que os livros, embora sejam colocados como infantil ou infantojuvenil, são para crianças de zero a 100 anos”, afirmou.

Entre as obras doadas está seu lançamento mais recente, ‘Conversa comigo?’, fruto de uma pesquisa acadêmica. “Publiquei no ano passado, logo após a defesa da tese sobre a convivência escolar de crianças com fissura palatina. O livro foi inspirado em entrevistas que realizei com pacientes do Centrinho de Bauru; o título traduz um pedido comum entre eles, pois as pessoas com fissura labiopalatina querem conversar sobre isso na escola”, explicou a escritora. A obra busca quebrar barreiras sociais e promover a inclusão no ambiente educacional por meio do diálogo e da empatia.

A autora também entregou exemplares de seu primeiro livro publicado, ‘A menina que não queria dormir’, inspirado em sua experiência materna. “Minha inspiração foi a vida real, com minha filha passando por uma fase em que não queria dormir. Em uma das noites, lhe perguntei o motivo e a resposta me pediu essa história, que tem contribuído com as famílias para fortalecer vínculos positivamente, garantindo tempo de convivência com qualidade”, relatou Pollyana. O título foca na importância da presença e do afeto no cotidiano familiar, transformando desafios domésticos em ferramentas de conexão.

A doação incluiu ainda o premiado ‘Uma escada para o céu’, que nasceu de uma memória durante a construção de sua casa. “Lembrar que eu imaginava o quanto seria bom ter uma escada que nos levasse até o céu me fez escrever esse conto cumulativo, que nos leva a observar o valor da presença e quanto a felicidade está nos pequenos detalhes”, destacou Pollyana sobre a obra que venceu o Latino Books Awards nas categorias de melhor livro infantil em português e melhor ilustração. Natural de Taubaté e entusiasta cultural, a autora reforça agora o acervo da Biblioteca de Marília, que segue aberta ao público no centro da cidade.

Compartilhe esse conteúdo

LEIA
mAIS